25 Castelos do Alentejo integram o Programa Dinamizar Fortalezas que foi apresentado, esta semana, pelo Governo

Foto: ATerraVistadoCeu

O Governo Português apresentou, esta quinta-feira, o Plano de Ação do Programa Dinamizar Fortalezas, que pretende promover a valorização e a divulgação do vasto conjunto de fortificações existentes em Portugal, em particular na linha de fronteira com Espanha.

O projecto foi apresentado pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que destacou a “importância do trabalho conjunto em projetos como este, que contribuem para o reforço da atratividade das regiões do interior”.

Trabalhamos, numa lógica de união e de envolvimento de todos, para garantir ofertas estruturadas e integradas em todo o país. Estamos a reforçar os esforços para que cada parte de Portugal seja um destino turístico qualificado e inovador”, acrescentou.

O Plano de Ação apresentado inclui iniciativas, que visam melhorar as acessibilidades, aumentar a sinalética, desenvolver conteúdos digitais e interativos e promover atividades de animação cultural.

Segundo o Governo, “pretende-se, assim, captar mais visitantes e aumentar o tempo médio de estada do turista nos territórios do interior, valorizando e dinamizando o património que nos diferencia através da qualificação da visita a cada um destes imóveis.”

O projeto abrange 62 fortificações e é coordenado pelo Turismo de Portugal, em parceria com os municípios onde se localizam as fortalezas, as ERT – Entidades Regionais de Turismo, as ARPT – Agências Regionais de Promoção Turística, a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional e a Direção Geral do Tesouro e das Finanças.

No que diz respeito ao Alentejo, são 25 os Castelos que integram este projecto, seno 13 no distrito de Portalegre, 7 no distrito de Évora e 5 no distrito de Beja, tal como demonstra a lista seguinte:

Distrito de Portalegre (13 Castelos)

– Castelo de Montalvão (Nisa)

– Castelo de Nisa

– Castelo de Aplahão (Nisa)

– Castelo de Castelo de Vide

– Castelo de Marvão

– Castelo de Portalegre

– Castelo de Alegrete (Portalegre)

– Castelo de Arronches

– Castelo de Assumar (Monforte)

– Castelo de Monforte

– Castelo de Ouguela (Campo Maior)

– Castelo de Campo Maior

– Castelo de Elvas

Distrito de Évora (7 castelos)

– Castelo de Veiros

– Castelo de Estremoz

– Fortaleza de Juromenha

– Castelo de Alandroal

– Castelo de Terena

– Castelo de Monsaraz

– Castelo de Mourão

Distrito de Beja (5 Castelos)

– Castelo de Noudar (Barrancos)

– Castelo de Moura

– Castelo de Serpa

– Castelo de Beja

– Castelo de Mértola

O mais visto