6 Bandas alentejanas desfilam, domingo, na Avenida da Liberdade

Foro: José Frade (D.R.)

A Avenida da Liberdade, em Lisboa, será palco, já este domingo, do tradicional desfile comemorativo do 1.º de Dezembro que contará com a participação de mais de 1600 músicos, de 37 bandas filarmónicas e agrupamentos vindos de todo o país.

O Grupo de Bombos de Atei (de Vila Real) e a Banda Sinfónica do Exército abrem este 8.º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas que terá início junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra, pelas 15h.

Este desfile visa homenagear e divulgar uma prática musical com mais de 200 anos que, um pouco por todo o país, continua a desempenhar um importante papel na formação cívica e musical de crianças e jovens.

Como habitualmente, o cortejo culmina na Praça dos Restauradores, com a atuação de todos os grupos que irão interpretar em simultâneo o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional, com a direção do Maestro da Banda Sinfónica do Exército, Major Alexandre Coelho.

Pela primeira vez, “A Portuguesa” será tocada integralmente pelas bandas participantes, às quais se junta o Coro do Orfeão de Castelo Branco.

Do Alentejo vão participar as seguintes bandas:

– Banda da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” – de Moura

– Banda Filarmónica de Odemira – de Odemira

– Banda Filarmónica Municipal Redondense – de Redondo

– Banda Filarmónica União Montoitense – de Montoito (Redondo)

– Sociedade União Alcaçovense – de Alcáçovas (Viana do Alentejo)

– Sociedade Filarmónica Galveense – de Galveias (Ponte de Sor)