Alandroal inaugurou Espaço do Cidadão, “para facilitar o acesso das pessoas aos serviços”, diz o autarca (c/som e fotos)

A Câmara Municipal de Alandroal inaugurou, esta quinta-feira (21 de Novembro), o Espaço Cidadão, que se localiza na Rua Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues, na vila de Alandroal.

Nesta abertura marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, o Vice-Presidente da autarquia, João Balsante, o Vereador Paulo Gonçalves, bem como o Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), António Recto e ainda algumas entidades locais e regionais.

Em declarações a’ ODigital.pt, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, refere que “a partir de hoje, aqui na sede de concelho muito perto da Praça da República, as pessoas passam a ter disponível um Ponto do Cidadão, onde podem tratar de inúmeros assuntos, relacionados com o seu dia-a-dia e em contacto com as entidades públicas”, acrescentando que neste espaço os cidadãos podem fazer a “renovação do cartão do cidadão a outros aspectos relacionados com as outras funções do estado.”

O Autarca salienta que “este ponto do cidadão é provisório, foi pensado para estar na biblioteca, integrado nesse projecto, mas como sabem a obra ainda está por concluir. Nós entendemos que devíamos já disponibilizar este serviço e depois quando a obra estiver concluída, passá-lo para lá, e ir criando esta facilidade com as pessoas. Não é difícil montar este espaço, são duas, está bastante acolhedor e até próximo da centralidade.

Questionado se este era mais um espaço de proximidade, o edil alandroalense afirma que “é um espaço de proximidade, há serviços que são aqui disponibilizados que não estavam facilitados na vila do Alandroal e portanto as pessoas passam a poder vir aqui resolvê-los. Por outro lado, temos um objectivo de médio prazo de criar uma Loja do Cidadão que integre todos os serviços e portanto não vamos deixar de trabalhar nessa frente. Tudo para facilitar o acesso das pessoas aos serviços.”

Falamos ainda com o Vice-Presidente da CIMAC, António Recto, destaque que este novo espaço é “uma mais-valia para esta população, para ter aqui uma série de serviços concentrados e as pessoas não terem de andar de um lado para o outro para tratarem dos seus assuntos”, acrescentando que “o objectivo que se pretende é da prestação do melhor serviço à população. E foi isso que a câmara do Alandroal pensou, e muito bem, ao abrir este espaço. Nós cá estamos para valorizar o trabalho da Câmara do Alandroal e esperar que vá de encontro aos anseios da população neste mesmo concelho.”

O mais visto