Alentejo: Empreitada do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia lançada no 2º semestre deste ano

Decorreu, recentemente, a Assembleia Geral do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) onde foi apresentado o relatório de actividades e contas relativo a 2019, destacando-se o aumento na prestação de serviços, como reflexo de uma maior articulação com os agentes económicos regionais.

Neste relatório destaca-se ainda um maior investimento nos projectos em curso evidenciando no global um balanço ligeiramente superior a 2 milhões de euros, bem como um aumento significativo do resultado líquido do exercício.

No que respeita a indicadores de resultados das actividades técnico-científicas, destaca-se a execução de 20 projectos de investigação nas principais áreas de atuação, com destaque para a submissão de 12 novas candidaturas, publicação de 13 artigos científicos em revistas internacionais, 41 participações em congressos nacionais e internacionais, 2 teses de doutoramento e submissão de 6 pedidos de patente. Trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de 52 colaboradores, que inclui 11 Doutorados, 15 Bolseiros de Investigação, 8 alunos de Doutoramento, 4 alunos de Mestrado e Licenciatura, Gestores de Projectos, Administrativos e Estagiários.

Nesta Assembleia destacou-se o facto de, no primeiro semestre de 2020, apesar do contexto actual, o CEBAL não parou de trabalhar o presente, para projectar um futuro mais inovador. Até Junho foram candidatados mais de 1,5 milhões de euros em diferentes programas de financiamento (nacionais e internacionais), foram apresentadas 4 candidaturas para bolsas individuais de Doutoramento e 4 candidaturas ao programa de Estímulo ao Emprego Científico Individual, ambos promovidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Neste acto foi tema o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – edifício CEBAL, candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Beja, prevê o lançamento da empreitada para o segundo semestre de 2020. O novo edifício CEBAL permitirá a organização colectiva deste Centro potenciando o trabalho em rede, a sua expansão e a partilha de conhecimento, para um Alentejo mais competitivo, mais atractivo, mais inovador e socialmente mais equilibrado.

O mais visto