Alentejo entre as regiões que mais reservam restaurantes on-line

O TheFork, a principal plataforma de reservas de restaurantes on-line na Europa, Austrália e América Latina, revelou que neste verão as reservas de restaurantes cresceram 55% face ao período homólogo do ano passado.

Crescimento a atingir valores que rondam os 600%: Os locais que mais aumentaram o número de reservas durante esta época, face ao verão de 2018, foram Santa Cruz, Setúbal, Açores, Olhão e Portimão.

Em Santa Cruz o crescimento rondou os 600% e em Setúbal e nos Açores cerca de 300%, fruto da crescente digitalização do sector da restauração nas regiões em questão.

De todas as zonas que mais cresceram, a região do Algarve foi aquela que onde se sentiu um desenvolvimento mais amplo com Olhão (202%), Portimão (160%), Loulé (82%), Faro (78%), Albufeira (66%), Carvoeiro (65%) e Monte Gordo (63%) a reflectirem o impacto da época balnear.

Destaque ainda para o Alentejo nas regiões de Portalegre (152%) e Évora (79%).

O jantar continua a ser a refeição de eleição a nível nacional na plataforma do TheFork, correspondendo a 77% do total das reservas. 25% dos utilizadores já reservam as suas opções gastronómicas favoritas com 48h de antecedência. No que diz respeito ao preço médio da refeição reservada através do TheFork, este ronda os 27€.

Os dias com mais reservas continuam a ser sexta-feira e sábado (16% cada), porém neste verão reconhece-se uma aproximação da procura dos restantes dias ao longo da semana, nomeadamente: domingo e segunda-feira (12% cada), terça-feira (14%) e, por fim, quarta e quinta-feira (15% cada).

Os tipos de cozinha que se destacam na eleição dos paladares dos portugueses são a cozinha portuguesa (30%), a internacional (10%) e a japonesa (7%).