Alentejo representa Portugal na 8.ª Cimeira das Regiões e dos Municípios e irá integrar Rede de Polos Regionais

Os dirigentes regionais e locais europeus estão reunidos em Bucareste na 8.ª Cimeira das Regiões e dos Municípios.

Os dirigentes consideram que o investimento público da União Europeia (UE) nas regiões “continua a ser demasiado baixo” e pedem um “orçamento ambicioso”.

Nesta cimeira está também previsto o lançamento da Rede de Polos Regionais, uma plataforma que visa contribuir para o acompanhamento, a avaliação e a melhoria da legislação da UE. Está prevista a participação, de imediato, de 20 regiões europeias no projeto-piloto desta plataforma, sendo que Portugal está representado pelo Alentejo.

A delegação portuguesa no arranque da cimeira, é representada pelo Presidente da CCDRA, Roberto Grilo, o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto e o Director Executivo da ADRAL, João Martins, que na foto aparecem com o Presidente do Comitê das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, e o Vice Primeiro Ministro da Roménia, Vasile-Daniel Suciu.

A Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que acontece de dois em dois anos, foi criada com o objetivo de garantir que os órgãos de poder local e regional contribuem plenamente para os debates mais relevantes na UE.