Alentejo sob aviso laranja até sexta-feira devido às temperaturas altas

Depois de nos últimos dias o Alentejo ter estado sob aviso amarelo devido às temperaturas altas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou este aviso para laranja.

Para os próximos dias prevê-se a continuação de tempo quente e seco com consequências nos índices de risco de incêndio (muito elevado a máximo) em especial no interior norte e centro, realçando-se a temperatura máxima com subida gradual nos próximos dias. Noites tropicais (mínimas acima de 18-20ºC) no interior centro e no Algarve, a estenderem-se a mais regiões nas noites seguintes; Nos próximos dias prevê-se também humidade relativa do Ar Humidade relativa <20% no interior durante a tarde, estendendo-se gradualmente ao litoral, com fraca recuperação noturna, exceto na faixa costeira; Já o vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando de noroeste na faixa costeira ocidental, por vezes forte (até 40 km/h) a norte do Cabo Raso, durante a tarde e início da noite.

De salientar que o aviso laranja estará em vigor até ás 18 horas do dia 17 de Julho nos distritos de Évora e Beja, bem como no Litoral Alentejano. Já o distrito de Portalegre manter-se-á sob aviso amarelo.

Perante estas previsões a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

– PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

– PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

– PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

– PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

– PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

– PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

– PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

– É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

O mais visto