Aprovada candidatura do Município de Borba a programa consciencialização sobre os direitos e deveres cívicos e comunitários

Foi aprovada recentemente a candidatura do Município de Borba ao Programa Escolas. Um programa que se irá chamar Borba 2I – Integrar e Incluir – E7G.

O Programa Escolas, tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis. Estrutura-se em três áreas estratégicas de intervenção: educação, formação e qualificação; emprego e empreendedorismo; e, dinamização comunitária, participação e cidadania.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Município, “a sua candidatura nesta última área, dinamização comunitária, participação e cidadania, que concomitantemente respeita à terceira medida de atuação, a qual visa contribuir para o desenvolvimento de atividades de âmbito comunitário, lúdico e ou pedagógico, permitindo uma maior consciencialização sobre os direitos e deveres cívicos e comunitários.”

“O programa irá abranger participantes diretos e indiretos, sendo que, constituem-se como participantes diretos as crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos, provenientes de contextos mais vulneráveis, nomeadamente crianças e jovens ciganos(as)”, acrescenta ainda a autarquia.

Do consórcio fazem parte as seguintes entidades: o Município de Borba enquanto entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento Montes Claros que será a entidade com função de gestão e, de acordo com as problemáticas identificadas e os objetivos definidos, são parceiros a Administração Regional de Saúde, ACES – UCC de Borba, a Guarda Nacional Republicana e o Agrupamento Escolar de Borba, que se constituem como pilares fundamentais para que se alcancem os objetivos deste programa.

O mais visto