Ass. Académica do Politécnico de Portalegre desafia a apanhar azeitona e ser solidário

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP), promove a partir desta segunda-feira até ao próximo dia 6 de Dezembro o projecto “Olival Ecológico e Solidário”, que decorrerá no Campos do IPP.

Segundo a organização, este evento tem como objectivo “ajudar os que mais precisam, colocando a comunidade portalegrense em contacto com a instituição de ensino”, sendo que este ano terá o “mote da solidariedade e da ecologia, a actual Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) tem como objectivo fazer da mesma um projecto que una a comunidade estudantil à comunidade portalegrense.”

Nesta edição do “Olival Ecológico e Solidário” o Politécnico trabalha como um todo, e com o apoio dado pela Escola Superior Agrária de Elvas, que cedeu as máquinas para a apanha da azeitona e também à ajuda de António Brito e do professor Luís Alcino.

Com os esforços centrados na apanha da azeitona das oliveiras do Campus, a iniciativa vai criar agricultores por uma semana. Juntos, associação académica, alunos voluntários do Politécnico de Portalegre (inscritos na bola de voluntários) e membros de instituições de cariz social dos distritos e concelho, vão-se entreajudar nesta apanha.

O final do dia trás outra iniciativa. Com o apoio da Cooperativa de Portalegre, a AAIPP faz uma visita guiada a um lagar, mostrando assim todo o processo de transformação até ao produto final. Até ao término da actividade, a solidariedade e a ecologia continuam sempre presentes. O azeite será entregue às associações que participaram e também a alunos carenciados do Politécnico, ao abrigo do programa IPP Amigo. O engarrafamento é todo feito em garrafas de vidro, o que permite uma reutilização contínua das mesmas.