Assinado acordo que permitirá expandir Porto de Sines

DCIM100MEDIADJI_0030.JPG

Foi assinado na passada quarta-feira, um acordo que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines, dando-se assim mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de Novembro de 2017.

O acordo agora assinado, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

Com estes investimentos, o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração. Também a área de armazenagem passará dos actuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos actuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais 9 gruas “super post-panamax”, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores.

O Terminal XXI é actualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.

O mais visto