Associações ligadas ao Vinho apresentam hoje duas plataformas para valorização do sector e do território

Associação das Rotas de Vinhos de Portugal, em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, vai realizar uma Apresentação Nacional dos projectos Inventrip e SmartFarmer, amanhã, dia 30 de Junho, às 15h00.

A sessão irá decorrer em directo na página oficial de facebook das Rotas dos Vinhos de Portugal e através da plataforma Zoom e estão convidados a participar e intervir todos os parceiros e entidades integrantes no sector, dando seguimento ao trabalho desenvolvido nas acções de benchmarking no passado ano pelo território nacional, e apresentando assim soluções para a existência de uma rede estruturada de oferta enoturística, bem como um meio mais acessível dos produtos gastronómicos chegarem ao consumidor. 

Estes dois projectos digitais “constituem uma importante resposta nesta fase pós Covid-19. No caso da Inventrip, é um contributo para ajudar os municípios a valorizarem a sua sinalização turística, atrair visitantes e retomar a actividade turística. É uma ferramenta muito interessante sobretudo para o enoturismo. Por outro lado, a SmartFarmer, na vertente sócio-económica, surge como uma ajuda directa aos pequenos e médios produtores”, explica o secretário-geral da AMPV, José Arruda.

Ainda segunda a informação disponibilizada, um dos projectos é a “Inventrip: uma nova forma de conhecer o território”, que já conta com com 50 destinos turísticos implementados em Espanha e oito municípios do Lago Alqueva, pretende alargar a sua tecnologia às restantes regiões vitivinícolas do País, neste que é o mercado turístico número 1# do mundo, o Turismo Ibérico. A Inventrip é um Sistema de Informação e Sinalética Inteligente que visa criar uma rede estruturada de oferta enoturística dentro de 50 tipologias de turismo e fomentar sinergias entre os parceiros privados e as entidades públicas, nomeadamente os municípios.

Por sua vez, o outro projecto a apresentar é a “SmartFarmer: muito mais do que um portal de comércio eletrónico”, que é um negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares – por um lado, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online, por outro, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais. Este projecto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.

Para assistir a esta apresentação clique aqui: Página oficial de facebook das Rotas dos Vinhos de Portugal https://www.facebook.com/rotasdosvinhosdeportugal

O mais visto