Autarca de Marvão revela que haverá 5 toneladas de castanha e 1500 litros de vinho para a Feira da Castanha

Este fim-de-semana a vila de Marvão, no distrito de Portalegre receberá a 36ª edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha (certificada como produto de Denominação de Origem Protegida – DOP).

Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em declarações ao ODigital.pt, o Presidente da Câmara de Marvão, Luis Vitorino começa por referir que este evento “é uma festa que é do povo, uma festa da cultura, em que as pessoas vêm para conviver, para comer, para degustar uma boa castanha”, acrescentando que “vamos ter cinco toneladas de castanha, 1500 litros de vinho, espalhados em 4 magustos, vamos ter animação de rua. E depois disto temos todo esse património imaterial à volta em que as pessoas que veem podem ir visitar o castelo, a Amaia, podem ir aos nossos restaurantes degustar bons pratos à base de castanha.”

O autarca refere ainda que “vamos ter aqui o arranque da quinzena gastronómica da castanha, o pontapé de saída. Durante quinze dias vamos ter aqui os restaurantes a fazerem vários pratos em que incluem castanha. São inovações e recreações que os próprios restaurantes fazem ao longo do ano e que vão ensaiando. Esperamos ter bom tempo, que São Pedro nos ajude e corra bem.”

Luis Vitorino salienta que “a castanha é uma identidade que não poderíamos deixar passar sem festejar isto. A Festa da Castanha, arrisco-me a dizer que é das mais antigas do país e nesse sentido continuamos a apostar.”

O edil de Marvão concliu dizendo que “a Feira da Castanha tem aqui uma coisa que é o fim de ciclo, em que estamos no Outono e os nossos produtores e agricultores conseguem escoar os excedentes das produções que tiveram ao longo do ano e isso é importante.”

Conheça aqui todo o programa desta feira