Avis inaugura obra de 130 mil euros, requalificação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas

O Município de Avis inaugura no próximo domingo, dia 18 de Agosto, pelas 10h30, a obra de conservação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, em Benavila, que contará com a bênção do Arcebispo Metropolitano de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A obra a inaugurar resultou de um protocolo estabelecido entre o Município de Avis, a Fábrica da Igreja Paroquial de Benavila e a Direção-Geral das Autarquias Locais, tendo como objectivo preservar aquele que é um dos elementos do património edificado mais emblemático do Concelho de Avis e que se encontrava num avançado estado de degradação. Orçamentada em cerca de 130.000 euros, a intervenção foi financiada em 85.000 euros pela autarquia e o restante valor pela Administração Central. Os serviços municipais elaboraram também o projecto e efectuaram o acompanhamento dos trabalhos.

Segundo o Município, “a intervenção incidiu sobretudo na cobertura, passando pela substituição das peças de madeira degradadas e das telhas existentes por telhas de canudo, devolvendo alguns dos traços da construção original perdidos em intervenções anteriores.”

“No decurso do acompanhamento arqueológico da obra foram iniciados trabalhos de prospecção que confirmaram a existência de um extenso núcleo pintural tardo-medieval no interior da capela com relevante interesse histórico”, acrescenta o Município.

1 thought on “Avis inaugura obra de 130 mil euros, requalificação da Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas

Comments are closed.