Castelo de Vide homenageou Salgueiro Maia. Foi o “cumprimento de cidadania” associada a Salgueiro Maia, disse autarca António Pita (c/som e fotos)

O Município de Castelo de Vide, no distrito de Portugal, assinalou esta segunda-feira (1 de Julho) os 75 anos do nascimento de Salgueiro Maia com uma cerimónia militar e a inauguração do monumento Chaimite V200.

Uma cerimónia que foi presidida pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e na qual marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, a esposa de Salgueiro Maia, Natércia Maia, bem como os deputados Luís Moreira Testa, Cristóvão Crespo, bem como outras entidades civis e militares.

Em declarações à imprensa, António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, destacou este momento como “de conciliação e esta festa trouxe isso, vimos aqui os antigos camaradas, membros do governo, autarcas, todos nós nos sentimos sobretudo com o sentimento de dever cumprido, dentro daquilo que poderá ser o nosso entendimento muito modesto, do que se pode fazer por alguém que deu tanto ao nosso país”.

O autarca refere também que “estamos aqui hoje confortados com a nossa consciência por esta cerimónia tão bonita e sobretudo com um aspeto muito interessante, muitas vezes este tipo de festividade envolvem sobretudo pessoas da época do 25 de Abril e hoje tivemos aqui muitas crianças a tirar fotografias junto à chaimite com o Senhor Ministro, com todos nós e de facto cumpriu-se de facto algo que está associado a Salgueiro Maia, que é o cumprimento de cidadania”.