Celebramos um ano de actividade e o trabalho é visível!

Foi há um ano que tudo começou! Foi precisamente no dia 8 de Dezembro de 2018 que ODigital.pt abriu as, suas, portas digitais ao mundo. Como em tudo na vida, nada acontece por acaso e este lançamento aconteceu no dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal e, se me permitem, agora também padroeira deste vosso portal de informação.

Este projecto nasceu por acaso, sem querer ocupar o lugar de ninguém, e confesso que me tem surpreendido pela positiva.

Sem que praticamente ninguém soubesse, sem qualquer tipo de anúncio, ODigital.pt apareceu e logo no primeiro dia ultrapassou os 3 milhares de visitas, o que talvez tenha sido um sinal para o crescimento sustentado que temos registado neste primeiro ano.

Há quem nos tenha apelidado de blog, há quem tenha feito campanha contra nós e até mesmo quem nos tenha mandado arrumar as botas, o que é certo é que não somos um blog, a campanha resultou ao contrário e as botas não as arrumamos, por isso resta-nos apenas ignorar a 100% e seguir trabalhando, porque se assim não for as botas podem meter água.

Este primeiro ano foi surpreendente, muitas coisas aconteceram sem que estivéssemos à espera, mas o ponto alto foi mesmo a atribuição do Prémio Comunicação, concedido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Uma distinção que nos apanhou completamente de surpresa e que nos veio dar ainda mais entusiamo em continuar com a nossa função, a de informar! Pelo que nunca será demais agradecer vivamente à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Ao longo deste primeiro ano foram também várias as dificuldades com que nos deparamos, como é o caso da falta de profissionalismo de vários gabinetes de comunicação tanto de autarquias alentejanas, como de outras entidades de responsabilidade, onde o que mais interessa não é esclarecer, mas sim apenas falar do que lhes interessa e não do que interessa à generalidade das pessoas. Mas estes gabinetes preocupam-se também muito com as redes sociais e pouco com fazer uma boa comunicação com a imprensa que é quem de facto deverá difundir a informação. E depois ainda há os casos em que pura e simplesmente não há comunicação…

Outra das dificuldades é mesmo os quilómetros que temos de percorrer para chegar a qualquer local, é um facto, é um sinal do despovoamento que se regista no Alentejo, algo que também passa pelo nosso trabalho, lutar contra o despovoamento e dar importante destaque a esta região que tanta riqueza tem escondida.

Mas agora vamos a números, neste primeiro ano ODigital.pt publicou 2.890 artigos, o que dá uma média de 8,4 noticias por dia, percorremos mais de 100 mil quilómetros para levar a todos os que nos visitam a informação que realmente interessa, sem qualquer tipo de demagogia ou sensacionalismo parolo… ah e sem cópia…

Em suma, foi um primeiro ano muito positivo, em que crescemos qualitativamente e em que amadurecemos nos nossos conteúdos, mas sempre tendo em mente que ainda pouco crescemos e ainda pouco amadurecemos, isto porque temos a perfeita noção de que ainda temos muito para fazer, ainda temos muito para aprender. Isto porque não sabemos tudo, não somos perfeitos, nem queremos ser melhores que ninguém, apenas diferentes e com um único objetivo, informar.

Estou certo que estarão a pensar, porque teria eu feito um artigo comemorativo do 1º aniversário com esta simplicidade, e nada de muito rebuscado ao jeito de um político… Pois, porque é essa a nossa postura e é a que queremos manter, a simplicidade tanto de carácter, como de identidade, como pessoalmente… queremos ser um de vós e não mais do que vós.

Estará também a perguntar, porque terá o Hugo Calado, escrito o artigo de aniversário sempre na terceira pessoa, quando todos sabem, que para já, é só ele que trabalha neste projecto? É simples, porque eu considero que este é um projecto de todos, de todos aqueles que ajudaram antes de o site ficar online, de todos aqueles que com alguma periodicidade escrevem o seu artigo de opinião, de todos aqueles que apostaram no site para publicitar , de todos aqueles que de uma forma ou de outra dão uma ajuda, mas principalmente é de todos aqueles que diariamente visitam ODigital.pt.

Antes de terminar… certamente também estão a perguntar o que se projecta para o futuro e como diretor deste projecto até vos podia dizer o que estamos a projectar para 2020, mas corria o risco de amanhã as ideias serem copiadas… por isso é caso para dizer que o segredo é a alma do negócio e depois é viver um dia de cada vez.

Para terminar, os agradecimentos… não irei nomear ninguém até porque poderia correr o risco de me esquecer de alguém, assim resta-me agradecer absolutamente a todos os que ajudaram a levar este projecto por diante, mas principalmente, e não me canso de repetir, agradecer a todos aqueles que diariamente nos visitam.

Estamos todos de parabéns!!
Hugo Calado