Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo promove ações de divulgação de ciência

De 23 a 29 de novembro dá-se início a mais uma edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, celebrando-se o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica a 24 de novembro.

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) associa-se mais uma vez às comemorações, colocando Beja na Agenda Nacional de Ciência e Tecnologia. Para isso, o CEBAL apresentará várias atividades online, partilhadas na rede social Facebook, preparadas para dar a conhecer as diferentes áreas de conhecimento em que trabalha, bem como os seus parceiros e financiadores.

Face ao atual contexto pandémico, este ano o CEBAL realizará um programa de comemoração, exclusivamente online com o tema “Conheça o CEBAL”. A comemoração inicia-se no dia 23 novembro, pelas 14h, com a partilha de um vídeo institucional, que pretende apresentar a instituição e destacar a sua visão estratégica para a investigação e para a Região.

De 24 a 28 serão diariamente partilhados no Facebook, à mesma hora, 14h, vídeos que apresentam as diferentes linhas de investigação, bem como os rostos dos investigadores que lhes dão corpo. Dar-se-á a conhecer o trabalho que se desenvolve e seu impacto para a Região Alentejo. 24 de novembro terá ainda uma nota especial na programação, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, dia do nascimento do Cientista Rómulo de Carvalho e que o pretende homenagear pelo seu importante contributo na promoção da cultura científica em Portugal no século XX.

No dia 25 novembro, quarta-feira, pelas 9h30, destaca-se a realização de uma ação online, de transferência de conhecimento e tecnologia intitulada “Valorização Integrada do Cardo – DOP Azeitão em análise”, no âmbito do projeto CynaraTec – Transferência de TeCnologia para Valorização do Cardo (financiado pelo Alentejo 2020), com o objetivo de aproximar Produtores, Investigadores e Indústria. Esta iniciativa tem um programa próprio que poderá ser consultado em detalhe em www.cebal.pt ou a página de Facebook do CEBAL.

As comemorações da Semana C&T 2020 terminam no dia 29 novembro, realçando o trabalho que o CEBAL desenvolve em torno da Literacia Científica através da divulgação do projeto “És(cola)Ciência – Estratégia Educativa Complementar Baseada no Pensamento Científico”, financiado pelo Portugal Inovação Social e tendo como investidor social a EMAS de Beja. Uma iniciativa também ela integrada na programação digital da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2020 (www.noitedosinvestigadores.org).

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa anual promovida pela Ciência Viva (http://www.cienciaviva.pt/semanact/) que tem como finalidade aproximar a Ciência da Sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em Portugal. O CEBAL tem sido participante assíduo, colocando Beja no radar nacional destas comemorações.