Cereais do Alentejo, a nova marca que prevê um volume de negócios de 2,5 milhões de euros…

A marca Cereais do Alentejo foi agora criada pela ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, prevendo volume de negócios no valor de 2,5 milhões de euros em dois anos.

Esta acção inseriu-se na celebração do 20.º aniversário do Clube Português dos Cereais de Qualidade, estivmando-se envolvimento de cerca de dez mil toneladas de cereal, abrangendo uma área cultivada de mais de 3.300 hectares.

Segundo comunicado da ANPOC, “além de assumir um papel agregador na fileira dos cereais, a marca Cereais do Alentejo pretende contribuir para o desenvolvimento económico e social do País através da redução da dependência alimentar externa e da consolidação e do aumento das áreas de produção”.

O presidente da ANPOC, José Pereira Palha, “a criação da marca Cereais do Alentejo surge na sequência do lançamento da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais em Portugal, coordenada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e na qual a ANPOC teve intervenção, mas também num contexto em que a segurança alimentar e a saúde pública têm vindo a tornar cada vez mais exigentes normas que garantam a proveniência dos produtos agroalimentares”, acrescentando que “neste em particular, o factor portugalidade e o reconhecimento do valor dos nossos produtos têm um peso importante”.

“Nos últimos 30 anos, a área de produção em Portugal baixou de 900 mil hectares para cerca de 200 mil. Há que inverter esta tendência e tornar o setor mais atrativo. Ao criar uma marca única, que une produtores, investigação e indústria dos cereais estamos a dar o primeiro passo”, disse José Pereira Palha.

A ANPOC informa que celebrou um contrato com a Germen, uma das maiores empresas de moagem de cereais em Portugal, e com a Sonae para a comercialização de produtos produzidos com cereais do Alentejo. Acrescenta ainda um protocolo com a Cerealis e a Auchan também para a comercialização dos cereais, além de uma parceria com a Cerealis para a produção das massas com o selo ‘Cereais do Alentejo’ (edição limitada).

No total, a marca ‘Cereais do Alentejo’ é constituída por cinco organizações de produtores associadas da ANPOC: a Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, a Cooperativa Agrícola de Beringel, a GlobAlqueva e a Procereais.