Covid-19: Governantes visitam, esta terça-feira, vários locais do Alentejo que estão envolvidos no combate à pandemia

Foto: Arquivo

O governante designado pelo Primeiro-Ministro para coordenar a execução do Estado de Emergência no Alentejo, vai esta terça-feira realizar um conjunto de visitas a entidades regionais, que de uma maneira ou de outra estão a contribuir para o combate à pandemia da Covid-19 no Alentejo.

Pela manhã, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, visita o Regimento de Artilharia nº 5, em Vendas Novas, onde está instalado um dos centros de acolhimento das Forças Armadas com 78 camas, exemplo das múltiplas respostas que estão a ser desenvolvidas na região no âmbito do combate à Covid-19.

De salientar que, só no Alentejo, os militares já disponibilizaram um total de 839 camas para reforçar a capacidade de resposta à pandemia. A visita conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, bem como de responsáveis da área da Saúde, Segurança Social e Protecção Civil.

Já a meio da manhã, Jorge Seguro Sanches visita o Centro de Saúde Militar, em Évora, onde foram disponibilizadas 15 camas para apoiar a capacidade do Hospital de Évora e visita o Centro de Acolhimento, instalado na Pousada da Juventude, com 56 camas destinadas a idosos em isolamento, funcionando como reforço da resposta regional no combate ao novo coronavírus. As visitas contam com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, bem como de responsáveis da área da Saúde, Segurança Social e Protecção Civil.

Já à tarde, o Governante participa numa reunião centrada na evolução epidemiológica na região do Alentejo e na capacidade de resposta à pandemia, que contará também com a Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes (através de videoconferência), o Presidente da ARS Alentejo, com os Directores dos Centros Distritais de Segurança Social de Évora, Portalegre, Beja e Setúbal e com representantes da União das Misericórdias Portuguesas, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da União das Mutualidades Portuguesas e da CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL.

A agenda do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional termina, ao final da tarde, com uma visita à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, juntamente com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. Uma visita que surge, num momento em que a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano recebeu nos últimos dias 500 testes de diagnóstico à Covid-19 e que iniciou esta segunda-feira os rastreios a doentes internados, que tenham recebido indicação do SNS para realizarem o teste de despiste do novo coronavírus. O laboratório desta unidade passa assim a ter capacidade própria neste tipo de diagnóstico, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz desta região alentejana, face à actual crise pandémica.

O mais visto