Covid-19: Universidade de Évora recebe financiamento de 30 mil euros para projecto relacionado com o novo coronavirus

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai financiar 66 projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) através do apoio “RESEARCH 4 COVID-19”, uma linha de financiamento excepcional lançada pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), para apoiar actividades de I&D já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da COVID-19.

A Universidade de Évora é uma das instituições contempladas com financiamento de 30 mil euros, com o projecto PIC 4 COVID-19, este que obteve uma pontuação de 4,25.

De salientar que das 302 candidaturas recebidas, 284 foram admitidas para avaliação, tendo a Comissão de Avaliação proposto 66 projectos para financiamento, distribuídos do seguinte modo: 24 projectos (36% do total) para diagnóstico, 11 projectos (17%) para estudos clínicos e epidemiológicos, 14 projectos (21%) para prevenção, 6 projectos (9%) para terapêutica e 11 projectos (17%) em outras áreas. A lista dos projectos apoiados pode ser consultada aqui e todos se caracterizam pela possibilidade de apresentarem resultados num período curto, até ao máximo de 3 meses.

A “RESEARCH 4 COVID-19” foi lançada em Março e corresponde a um investimento global de 1,8 M€, provenientes de fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Tendo em conta a evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, foi previsto que este apoio especial e excepcional tenha dois períodos para apresentação de propostas. O segundo período será anunciado nos próximos dias.

O mais visto