Descubra os encantos do Alandroal, que pode usufruir…

Aproximam-se dois feriados e um fim-de-semana, que pelo meio têm apenas um dia que pode ser transformado em ponte, passando assim a ser umas mini-férias, que podem ser desfrutadas da melhor forma no Alentejo.

Hoje ODigital.pt sugere-lhe um passeio pelo concelho de Alandroal, um concelho do distrito de Évora, onde não se verificou a presença do novo coronavírus, o que não invalidou que tenham sido tomadas todas as medidas de prevenção.

Onde ficar

Antes de partir em direcção ao concelho de Alandroal deve primeiro pensar onde pernoitar, de preferência em alojamentos com o selo “Clean & Safe”, do Turismo de Portugal, que garante uma maior segurança.

Neste aspecto tem 8 opções de escolha, esta que vai depender do gosto de cada um:

Casa da São – É uma acolhedora Casa de Campo, localizada na Aldeia da Venda, que lhe oferece a oportunidade de viajar no tempo, conhecer costumes, tradições…., com 2 quartos e 2 suites.

Alandroal Guest House – Hotel de Charme – Uma unidade de 3 estrelas localizada no centro da vila de Alandroal, com 12 quartos, 1 suite e uma piscina exterior onde pode aproveitar do sol alentejano.

Camping Rosário – Parque de Campismo e/ou Caravanismo localizado próximo da localidade de Rosário, mais propriamente no Monte das Mimosas. Tem 5 mil m2 de área útil do parque e tem capacidade para 50 campistas e/ou caravanista.

Casa de Terena – Trata-se de um Empreendimento de Turismo de Habitação localizado na parte mais histórica de Terena e tem 6 quartos à disposição dos turistas

Herdade dos Mestres – Trata-se de um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural localizado em Santiago Maior e tem disponíveis 7 quartos.

Monte do Peral – É um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural localizado em Capelins, tem 7 quartos e 4 suites, assim como uma piscina exterior.

Casas de Juromenha – É um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural lozalizado num dos locais mais belos do concelho, a vila de Juromenha, e nas margens da Barragem de Alqueva. Tem 9 quartos, 3 suites e ainda uma piscina exterior.

Monte das Galhanas – É um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural também localizado próximo da Barragem do Alqueva, bem junto à localidade de Rosário. Tem 4 quartos e ainda uma piscina exterior.

Onde comer

No que diz respeito a fazer uma refeição e degustar as iguarias típicas da região tem vários locais por todo o concelho, mas com selo “Clean & Safe” surgem dois restaurantes que se podem considerar dois ex-libris gastronómicos do concelho:

Adega dos Ramalhos – Aqui pode desfrutar dos pratos típicos da região ao mesmo tempo que relembra o ambiente de uma sala de uma Adega Alentejana particular, respira o cheio a vinho e a barro das talhas.

Restaurante “A Maria” – Entrar neste restaurante é como entrar numa típica casa alentejana, dada a sua decoração e aí poderá viajar pela melhor gastronomia alentejana.

Veja aqui outras sugestões que pode seguir.

O que visitar:

Depois de escolher o local onde pernoitar e os possíveis locais onde degustar as várias iguarias regionais, é hora de saber alguns dos muitos locais a visitar:

– O Castelo de Alandroal

Foto: Nuno Mendes

– O Castelo de Terena

Foto: Nuno Mendes

– A Capela de Nossa Senhora da Boa Nova

Foto: Nuno Mendes

– A Fortaleza de Juromenha

Foto: Nuno Mendes

Entre outros pontos de visita que pode conhecer aqui.