Empresa Águas Públicas do Alentejo inaugurou vários equipamentos no concelho de Ourique

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e o Município de Ourique inauguraram, esta quinta-feira, a conduta de ligação entre Garvão e Santa Luzia para abastecimento de água em alta ao Reservatório de Santa Luzia, da Estação Elevatória e a Conduta e do Reservatório Elevado da Aldeia de Palheiros.

Segundo explica a empresa, “o Reservatório de Aldeia de Palheiros destina-se a assegurar o abastecimento de água à Aldeia de Palheiros a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monte da Rocha, e envolveu a construção de uma estação elevatória, uma conduta com 8,3km e um reservatório elevado na Aldeia de Palheiros, com uma capacidade de 250m3, num investimento total de cerca de 843 mil euros”.

Estas infraestruturas agora inauguradas vão permitir “melhorar as condições de transporte de água a partir do Sistema do Monte da Rocha, designadamente através da substituição da conduta adutora da (ETA do Monte da Rocha a Cerro Ruivo), e garantir o abastecimento a todas as povoações que se encontram no eixo Ourique-Almodôvar, nomeadamente Aldeia de Palheiros, no concelho de Ourique, Moinhos de Vento e A-dos-Neves, no concelho de Almodôvar”, acrescentou ainda a empresa Águas Públicas do Alentejo.

Por sua vez a “conduta de ligação ao Reservatório de Santa Luzia destina-se a assegurar o abastecimento de água ao Reservatório de Santa Luzia, a partir de água produzida na ETA do Monte da Rocha. A conduta construída entre Garvão e Santa Luzia, servirá para abastecer várias povoações do município de Odemira, tendo sido também efectuada uma reabilitação do recinto do reservatório no âmbito desta, num investimento total de cerca de 200 mil euros.”

Os referidos trabalhos inserem-se num conjunto de intervenções que representam um investimento total cerca de 7,11 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Recordamos que a  AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. é a entidade gestora do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAAlentejo) e surge na sequência da celebração do Contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira, estabelecido em 25 de Setembro de 2009. A AgdA assume a gestão, de forma integrada, dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais, em alta.