Estação Náutica de Monsaraz certificada pela Fórum Oceano

A Estação Náutica de Monsaraz foi uma das duas certificadas, esta semana, pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, juntamente com a de Cabeceiras de Basto.

A Fórum Oceano é uma associação para o desenvolvimento do cluster do mar que lançou o projecto que promove, desenvolve e certifica as Estações Náuticas em Portugal, no âmbito do regulamento da FEDETON – European Federation of Nautical Tourism Destinations, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas.

A autarquia implementou o Centro Náutico de Monsaraz e a praia fluvial de Monsaraz que se constituíram como factores importantes para o desenvolvimento do turismo no concelho e organiza há 10 anos uma prova do campeonato nacional de windsurf e do circuito nacional de swimrun. Com a Estação Náutica de Monsaraz, pretende-se aumentar o reconhecimento e a notoriedade destas infraestruturas, das empresas ligadas ao sector do turismo e do Grande Lago Alqueva.

Segundo  a autarquia de Reguengos de Monsaraz, “para a dinamização da estação náutica, a autarquia quer desenvolver uma agenda náutica com animações náuticas ao longo do ano, promover a oferta de serviços e infraestruturas que permitam a prática de modalidades adaptadas e a hospitalidade de visitantes com necessidades específicas e definir uma política de envolvimento e acesso das populações locais de todas as idades às actividades náuticas, desde o desporto escolar à competição. A estação náutica deverá implementar mecanismos para medir a satisfação do visitante e aumentar a qualidade da oferta turística, mas também, em conjunto com os parceiros e em concertação com o Turismo do Alentejo, estruturar a oferta náutica no concelho e as actividades para divulgação no site da rede de Estações Náuticas Portuguesas.”