Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia pretende ter posição de liderança na União Europeia

Decorreu em Huelva, no final do mês de Julho, a reunião do Conselho da EUROAAA. Nesta reunião participou o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Pereira Grilo, bem como o Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra e o Presidente da Junta da Andaluzia, Juan Moreno Bonilla.

Segundo a informação disponibilizada, neste acto foi feito o balanço de variados projectos de Cooperação Transfronteiriça, desenvolvidos com os apoios de Fundos da União Europeia, no âmbito do Programa INTERRREG Espanha- Portugal, nomeadamente:

>> Projeto CILIFO (Centro Ibérico para a luta contra os Incêndios Florestais);

>> Centro Magalhães (Indústrias culturais e criativas);

>> CIU3A (Centro de Inovação Universitário do Alentejo, Algarve e Andaluzia, especializado em Indústria 4.0, Logística, Materiais e Sustentabilidade).

Neste conselho, foi ainda assinada uma declaração conjunta que pretende situar a Eurorregião numa posição de liderança na União Europeia através da definição das linhas prioritárias e estratégicas em matéria de cooperação transfronteiriça.

Foram ainda definidas várias prioridades a desenvolver no quadro de cooperação institucional no seio da Euroregião AAA, nomeadamente, promover o impulso de um turismo sustentável, que proteja e fomente a conservação ambiental; a protecção, fomento e desenvolvimento do património cultural através da valorização dos laços culturais históricos comuns; o fomento do crescimento ligado à economia azul, através do nosso potencial marítimo e costeiro e o desenvolvimento de um crescimento inteligente através da inovação, fomentando a digitalização em setores chave, como a agricultura.