Évora terá em 2020 uma nova ligação pedonal e ciclável

O Município de Évora já iniciou os trabalhos de implementação do acesso pedonal que ligará uma parte importante da zona norte da cidade ao Centro Histórico, através das Portas de Avis.

A empreitada, denominada Ligação Pedonal e Ciclável entre a Zona Norte e o CHE, deverá estar concluída nos primeiros meses de 2020 e, tal como o nome indica, irá permitir a introdução e promoção das deslocações em modos suaves, nomeadamente, cicláveis e pedonais, disponibilizando alternativas seguras e confortáveis aos cidadãos que doravante utilizem esta via nas suas deslocações.

Com uma extensão aproximada de dois quilómetros, entre as Portas de Avis – Estrada Penedo do Ouro – Estrada da Chainha – Rua José Santos Luz (Escola Básica Galopim de Carvalho), esta nova via irá, gradualmente, conquistar os cidadãos para o uso de meios de transporte alternativos, não motorizados e “amigos do ambiente”.

Em termos técnicos, esta espécie de ciclovia será dotada de um revestimento Ralvasport vermelho óxido de ferro, indicado para pavimentos pedonais e cicláveis, cuja utilização permite um pavimento colorido de reconhecida qualidade e grande resultado estético, para além de ser um pavimento drenante que permite uma rápida infiltração da água das chuvas. As guias em betão, formalizam o limite da via, sem, contudo, se constituírem como obstáculos, uma vez que se irão apresentar de nível.