Fábrica de insecticidas biodegradáveis nascerá em Portalegre, num investimento superior a 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Portalegre anunciou um investimento superior a dois milhões de euros na área da biotecnologia.

Este anúncio surge na sequência da visita a Portalegre de uma comitiva de empresários e potenciais investidores, entre os quais se encontrava o Príncipe da Malásia, Tunku Naquiyuddin, no dia 25 de Julho.

Assim, será criada “uma fábrica da Entogenex para a produção de inseticidas biodegradáveis e um centro de investigação e desenvolvimento para novos produtos na área agrícola”.

O Príncipe da Malásia, Tunku Naquiyuddin, justificou a localização da nova infraestrutura em Portalegre com a ligação secular entre Portugal e a Malásia e as especificidades ao “nível da agricultura, que podem conduzir ao desenvolvimento de produtos muito específicos para responder às necessidades da produção e combater pragas sem desequilibrar as cadeias do ecossistema, oferecendo ao concelho a oportunidade de se tornar pioneiro nesta tecnologia, respondendo também à tendência mundial para a adoção de práticas cada vez mais amigas do ambiente”.

Deu exemplos de que “na Malásia, há trabalho feito na área das doenças transmissíveis pela picada de mosquitos, aplicando diretamente na água produtos que inibem a sua capacidade reprodutiva, para prevenir a transmissão de doenças como a dengue, a malária, a febre-amarela, o zika e o vírus de Nilo”.

O engº químico, Lélio Maçaira, é proprietário de uma empresa farmacêutica para venda de medicamentos, incentivando a produção de forma verticalizada, conceito que assegura a rastreabilidade de todos os componentes de cada produto e que pretende implementar também em Portalegre.

Para terminar as intervenções, João Transmontano Raimundo, explicou que o projecto apresentado é uma “unidade produtiva para combater a produção de peptídeos nos mosquitos, que se configuram como a causa de morte de mais pessoas por ano em todo o mundo. A par da unidade de produção será também instalada uma área de Investigação e Desenvolvimento, na Linha de Defesa na Agricultura, que reúne empresários de proveniências diversas, dos Estados Unidos ao Brasil, passando também por um conjunto de pequenos investidores”.

A Entogenex Europe está em Portalegre desde 20 de março, instalada na BioBip.

Na receção, que ocorreu na Sala do Capítulo dos Paços do Concelho de Portalegre, o Vice-presidente congratulou-se por receber no concelho um grupo que vai fazer a diferença não só em Portalegre, como na Europa e no mundo.

Referiu também que esta apresentação resulta de muitos meses de trabalho em colaboração com o Instituto Politécnico de Portalegre e de uma prospeção que começa agora a dar frutos, sendo portanto gerador de muita satisfação.