Governantes visitaram, hoje, obras de 16,8 milhões de euros no ramal ferroviário do Porto de Sines

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visitaram, esta segunda-feira (8 de Junho) a requalificação do ramal ferroviário do Porto de Sines, nomeadamente a área intervencionada – Terminal XXI (contentores).

Como já noticiamos, o valor global de investimento previsto realizar no âmbito deste projecto é de 16,8M€, sendo cerca de 8.4M€ desenvolvido pela APS e os restantes 8,4M€ da responsabilidade da PSA Sines.

Recordamos também, que este projecto de requalificação do ramal ferroviário do porto de Sines, integra um conjunto de projectos estruturantes, em curso, na sua área de expansão leste, que visa dotar o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), incluindo já a sua 3ª fase de ampliação em curso, e o futuro  Terminal Vasco da Gama (TVG), de melhores condições de operação e manobra e de aumento da capacidade instalada devido ao previsível crescimento de carga contentorizada neste modo de transporte.

De salientar também que, com as obras realizadas, a capacidade actual de movimentação de 24 comboios/dia, de 600 metros de comprimento cada, será aumentada para 36 comboios/dia, de 750 metros cada, que corresponde a um incremento de duplicação da capacidade actual do ramal.

Já o projecto de ampliação e modernização do ramal ferroviário do porto de Sines, inclui a ampliação da plataforma ferroviária de carga/descarga do Terminal XXI, com duas novas linhas com capacidade de recepção de composições de 750 metros de comprimento (obra já concluída e executada pela PSA Sines), assim como a introdução de melhorias nos sistemas de via, catenária e de sinalização, de forma a permitir uma gestão logística mais eficiente e segura.

Para além disso será também realizado o redimensionamento do layout do actual ramal, nomeadamente com a construção de uma 4ª linha, e de uma nova linha de reversão adequada à dimensão destas composições, permitindo-se com isso, no futuro, a ligação dos dois terminais (TXXI/TGV).

Futuramente, está prevista a instalação de uma 5ª linha de resguardo para aumento da capacidade da manobra, bem como a ligação ao Terminal Vasco da Gama, em redundância de acessos, com a construção de um 2º acesso.

O projecto prevê ainda a automação da manobra, pela instalação de sinalização, criando-se a entidade “Gestor de Parque” (de manobras), sendo a APS a primeira entidade portuária nacional a implementar tal forma de gestão da operação.

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