Governo vai investir 2,4 milhões de euros na estação nacional de melhoramento de plantas de Elvas

Será instalado em Elvas, distrito e Portalegre, um laboratório corporativo que visa desenvolver soluções para uma agricultura capaz de responder a desafios provocados pelas alterações climáticas,  numa parceria entre o Governo e instituições científicas, empresas e associações do sector agrícola.

Em declarações à Lusa, Capoulas Santos disse que “a iniciativa envolve vários parceiros”, além de “um conjunto de instituições do mundo científico, empresarial e associativo agrícola que vão, em conjunto, cooperar. O espaço físico é na estação nacional de melhoramento de plantas, [em Elvas], onde vão ser investidos 2,4 milhões de euros em termos de equipamento e melhoramento de instalações, a que se associará a contratação de um conjunto de cientistas”.

Esta acção é responsabilidade do Ministério da Ciência, sendo o Ministério da Agricultura um dos parceiros envolvidos no projecto. O objectivo é que “sejam equacionados problemas e, a partir dessa equação, lançados projectos que dêem resposta a cada um deles”, disse Capoulas Santos.

É ainda pretendido encontrar soluções “para uma agricultura sustentável, mais amiga do ambiente e mais capaz de responder aos desafios”, acrescentou, sem descurar “ a “fixação de quadros de elevada competência” no interior.