Hospital de Évora realizou a primeira coronariografia não invasiva, no sul do país

O Hospital do Espirito Santo de Évora continua a apostar nas novas tecnologias  e a ser pioneiro em técnicas de saúde.

Segundo a informação que nos chegou, realizou-se, dia 6 de maio, no  Centro de Responsabilidade Integrado Cardiovascular do Alentejo (CRIA) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) a primeira coronariografia não invasiva, a primeira a decorrer no sul do país, no Serviço Nacional de Saúde.

Pode aceder ao recurso Roleta online gratis e assim poderá ter um nova solução

O Centro de Responsabilidade Integrado Cardiovascular do Alentejo tem nos últimos anos apostado na inovação em saúde cardiovascular para melhorar os cuidados de proximidade e reforçar a capacidade de resposta à população, utilizando tecnologia de ponta, como é o caso da nova sala de intervenção e da sala de Angio CT, de 124 cortes, único na região sul, no SNS, que permitiu a realização deste primeiro diagnóstico não invasivo, em estreita colaboração com o Serviço de Imagiologia do HESE.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Hospital de Évora, “a coronariografia é um procedimento de cardiologia de intervenção que tem como objectivo identificar obstruções (estenoses) nas artérias coronárias. Quando há obstruções destas artérias, a irrigação do miocárdio fica comprometida, levando ao seu sofrimento (isquemia), que habitualmente está na origem dos sintomas de angina de peito (dor, peso, pressão no peito). Quando há uma oclusão de uma artéria coronária pode ocorrer um enfarte agudo do miocárdio.”

A Unidade Hospitalar eborense esclarece que “a coronariografia não invasiva permite a realização deste exame sem necessidade de colocação de catéter dentro do coração, através da TAC, com injecção de contraste. Para isto é necessário um aparelho com uma capacidade especial para conseguir detectar essas obstruções nas artérias, que é o caso do Angio TC de 124 cortes, existente no HESE. Desta forma, o doente não necessita realizar cateterismo.”

Esta informação também lhe pode interessar: https://frank.casino-navegador.com/jogos-gratis/super-wheel

O mais visto