IAPMEI já certificou 50 empresas desde Janeiro, no âmbito do Tech Visa

O IAPMEI já certificou 50 empresas desde Janeiro, no âmbito do Tech Visa, programa inscrito na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo StartUP Portugal. Este programa, que inicialmente destinava-se apenas a empresas tecnológicas e inovadoras, passa a estar disponível para todas as empresas de todos os sectores.

Alarga-se assim o acesso a esta medida que pretende atrair recursos humanos altamente qualificados para o país, assim como simplificar a sua contratação pelas empresas portuguesas como factor gerador de crescimento económico diferenciador e de competitividade.

De acordo com a informação que nos chegou, “esta medida dá continuidade à prioridade definida pelo Governo de captação de investimento, de desenvolvimento tecnológico e de construção de uma economia capaz de atrair trabalhadores qualificados. Cumpre igualmente o desígnio de promover a atracão de imigrantes, neste caso altamente especializados.”

As empresas legalmente constituídas em Portugal dispõem assim de um mecanismo para atrair e reter talentos profissionais, devendo os seus projectos demonstrar potencial de mercado e orientação para os mercados externos, o que será determinante para uma avaliação positiva da candidatura.

O IAPMEI é responsável pela certificação das empresas candidatas, estando envolvidas várias outras entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição de vistos e de autorizações de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.