IAPMEI promove sessão informativa, em Évora, sobre Sistema de Incentivo à Inovação

O IAPMEI realiza no próximo dia 4 de fevereiro, às 15H00, no Auditório NERE, em Évora, mais uma sessão informativa inserida no ciclo de sessões “2IN Investimento na Inovação”, uma iniciativa em parceria com entidades locais, que tem o apoio e participação dos Programas Operacionais Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e do Algarve, do Compete e da Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua.

Deste ciclo, que teve início no dia 28 de Janeiro, em Leiria, fazem parte 12 sessões, percorrendo o país de Norte a Sul. O seu objectivo é informar empresários e consultores sobre a promoção do investimento empresarial inovador, aproveitando, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, o relançamento do Sistema de Incentivos à Inovação, na lógica de financiamento híbrido (incentivo não reembolsável + reembolsável suportado por instrumento financeiro).

No novo Sistema de Incentivo à Inovação, as PME com candidaturas aprovadas beneficiarão logo à partida de um subsídio não reembolsável para a realização de investimento produtivo inovador, anteriormente atribuído após a conclusão dos projectos. As empresas podem ainda beneficiar com acesso a um financiamento reembolsável através de um empréstimo bancário suportado com garantia mútua e sem custos financeiros, concretizando dessa forma a orientação de aproximação do sistema financeiro às necessidades das empresas.

No que se refere aos fundos comunitários o IAPMEI é responsável pela gestão de mais de 60% dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, tendo já processado mais de 1.212 Milhões de Euros de incentivos às empresas.