INE inicia este mês o recenseamento agrícola

Este mês começam já os recenseamentos agrícolas, segundo informação do INE (Instituto Nacional de Estatística).

Refere o INE de que “em breve terão início os trabalhos de recolha de dados do RA 2019, junto das explorações agrícolas existentes, em todo o território nacional. É o culminar de uma complexa e intensa fase de preparação. O trabalho de campo efectua-se ao abrigo de procedimentos que visam a organização, a gestão, o acompanhamento e o controlo da recolha”.

Por isso, “a partir de 25 de Outubro a ‘Cadeia de Recolha’ está no terreno” e “a qualidade dos resultados assenta, em larga escala, na qualidade do trabalho desta grande equipa, que integra cerca de 1700 pessoas”.

O INE explica que, este ano, “o modelo de organização do RA 2019 comporta 3 níveis. Um nível operacional, que inclui as entrevistas e outras tarefas realizadas pelos entrevistadores. Um nível de acompanhamento, que assegura a comunicação interna na cadeia de recolha, o cumprimento dos prazos e a qualidade da informação apurada. O nível de coordenação tem por missão, para além da criação de metas e monitorização do plano de acção, garantir que o nível de qualidade dos resultados está alinhado com os padrões de excelência preconizados pelo código de conduta para as estatísticas europeias”.

“O Recenseamento Agrícola 2019 apresenta uma estrutura organizacional complexa, baseada numa gestão descentralizada, projectada com base no conhecimento e experiência adquiridos nas operações anteriores, de forma a potenciar a melhor utilização dos recursos”, assume, acrescentando que “o planeamento estratégico desta operação foi garantido pelo nível de “coordenação e planeamento” que concebeu todo o plano de acção da operação, definindo, orçamentando e calendarizando as principais etapas do projecto”.

Importa explicar que a recolha de dados é feita presencialmente, por entrevistadores e que  estará no terreno até Maio de 2020. Para qualquer esclarecimento, o INE disponibiliza os seguintes contactos: Nº verde: 800 10 2019

E-mail: ra2019@ine.pt