INEM destina 15 enfermeiros para a região sul, dos 25 que vai contratar

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) abriu recentemente um procedimento concursal com vista à contratação de 25 enfermeiros, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado. Estes 25 novos profissionais vão ingressar na carreira especial de enfermagem do INEM.

Após contratação, o Instituto passa a contar 198 Enfermeiros no seu mapa de pessoal.

Segundo a informação disponibilizada, “os 25 novos enfermeiros que o INEM pretende contratar vão constituir um reforço fundamental na prestação de cuidados de saúde a doentes urgentes e emergentes na área de actuação dos meios de Suporte Imediato de Vida (SIV) das Delegações Regionais Norte e Sul do INEM, em que serão integrados.”

Dez dos novos Enfermeiros a contratar vão desempenhar funções na área geográfica abrangida pela Delegação Regional do Norte do INEM. Os restantes 15 vão ficar afectos à área geográfica da Delegação Regional do Sul (Lisboa, Alentejo e Algarve).

Recordamos que as Ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, tais como manobras de reanimação, até à chegada de uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida. Estão equipadas com uma carga semelhante às Ambulância de Emergência Médica, acrescidas de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.

A tripulação destas Ambulâncias do INEM é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar.