Infraestruturas de Portugal anuncia a conclusão da fase de obra do troço ferroviário entre Elvas e Caia

A Infraestruturas de Portugal anunciou, no inicio desta semana, que foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados no âmbito da empreitada de modernização do troço da Linha do Leste, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

Estas vistorias têm como objetivo verificar e analisar a execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais.

Segundo a empresa publica, “o investimento de 20,4 milhões de euros na modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, foi realizado no âmbito do programa de requalificação e modernização da Rede ferroviária Nacional – Ferrovia 2020.”

A empreitada, agora em fase de conclusão, englobou, entre outros, os seguintes trabalhos:

 Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas:

– Ampliação e alteração do layout da Estação de Elvas, de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento;

– Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;

– Alteamento das plataformas;

– Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada;

– Renovação integral da superestrutura de via (carril, travessas e balastro);

– Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;

– Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;

– Construção de maciços de catenária para a futura eletrificação;

– Melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;

– Substituição dos tabuleiros e reforço dos encontros e pilares das centenárias pontes ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.

Ainda segundo a empresa, “este troço da linha do Leste complementará o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T), a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.  Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços contíguos, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.”

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