A Infraestruturas de Portugal anunciou, no inicio desta semana, que foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados no âmbito da empreitada de modernização do troço da Linha do Leste, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.
Estas vistorias têm como objetivo verificar e analisar a execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais.
Segundo a empresa publica, “o investimento de 20,4 milhões de euros na modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, foi realizado no âmbito do programa de requalificação e modernização da Rede ferroviária Nacional – Ferrovia 2020.”
A empreitada, agora em fase de conclusão, englobou, entre outros, os seguintes trabalhos:
Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas:
– Ampliação e alteração do layout da Estação de Elvas, de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento;
– Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
– Alteamento das plataformas;
– Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada;
– Renovação integral da superestrutura de via (carril, travessas e balastro);
– Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;
– Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;
– Construção de maciços de catenária para a futura eletrificação;
– Melhoria da segurança na circulação rodoferroviária, através da construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
– Substituição dos tabuleiros e reforço dos encontros e pilares das centenárias pontes ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.
Ainda segundo a empresa, “este troço da linha do Leste complementará o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T), a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros. Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços contíguos, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.”