Jovem alentejano homenageia Freguesia de Santa Bárbara de Padrões em livro e na internet

“Santa Bárbara de Padrões – A Identidade de uma Freguesia”, é uma obra que coloca em destaque uma pequena aldeia, situada no concelho de Castro Verde: Santa Bárbara de Padrões, sede de freguesia. Uma aldeia ficou conhecida por ser o local onde foram encontradas milhares de Lucernas, deixadas nos tempos da ocupação romana e que constituem a maior descoberta do género em toda a Europa. Terra de agricultores e mineiros, freguesia onde se situam as conhecidas minas de Neves Corvo, esta aldeia regista uma história ímpar, com tradições únicas e características da região.

A história, as tradições e os costumes constam no livro “Santa Bárbara de Padrões – A Identidade de uma Freguesia”, da autoria de José Miguel Costa, um jovem de 19 anos natural da referida localidade.

Além da publicação o jovem alentejano disponibilizou recentemente um espaço na Internet sobre o mesmo tema, valorizando muito especialmente a vertente do património arqueológico e das lucernas descobertas nesta localidade que foram retiradas do local original e que integram o Museu da Lucerna em Castro Verde, sede de concelho.

Trata-se de um blog, cuja designação é “Lucerna”, com um logótipo alusivo ao nome mas também ao Alentejo, mais especificamente ao “monte alentejano” com as portas e janelas abertas e com as cores tradicionais das casas típicas da região: https://santabarbarapadroes.blogs.sapo.pt/.