Ministra da Agricultura no Alentejo, para a abertura do Encontro de Regadio 2019

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai presidir à sessão de abertura do Encontro Regadio 2019, a 6 de Novembro, às 10h30, no auditório do ZMar, concelho de Odemira.

O Encontro Regadio 2019, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira – Associação de Beneficiários do Mira, a 6 e 7 de Novembro, traz a debate os desafios da articulação entre Agricultura, Ambiente e Território, um tema oportuno e atual, tanto na região de Odemira como a nível nacional.

O Perímetro de Rega do Mira, construído em 1969, e que este ano comemora 50 anos, tem 94% da sua área (12.000 hectares) integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma zona de proteção ambiental criada em 1988 e posteriormente classificada como Rede Natura. Esta sobreposição tem gerado condicionalismos à expansão da agricultura na região.

Os regantes e os empresários agrícolas da região reclamam a revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira, atendendo à realidade atual do território e à evolução das tecnologias de regadio, hoje mais eficientes.

Os regantes representados pela FENAREG consideram fundamental o reforço da sustentabilidade ambiental do regadio e a criação de “acordos de responsabilidade” entre as entidades gestoras das áreas protegidas/classificadas e os utilizadores da água para rega. Este tema será debatido no Encontro Regadio 2019 e é uma das medidas propostas pela FENAREG no âmbito de um estudo aprofundado que a Federação apresentou ao Governo, em Junho de 2019, apontando caminhos orientadores das políticas públicas de regadio até 2050.

Fique de seguida com o programa completo deste Encontro de Regadio 2019:

Programa_XII-Jornadas_provisorio