Município de Évora investe cerca de 300 mil euros na requalificação das Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Évora irá iniciar, dentro em breve, nova intervenção nas Piscinas Municipais, apostando este ano em duas vertentes importantes: renovação do sistema de tratamento de águas deste Complexo Desportivo e requalificação da chamada “Casa da Mata”. Enquanto a primeira obra só terá início durante o mês de Setembro, forçando o encerramento a 1 de Setembro, a requalificação do edifício localizado na mata iniciar-se-á ainda durante a época balnear.

Segundo a autarquia, “estas duas obras, que em nada interferem com o normal funcionamento das piscinas, cuja abertura está agendada para o dia 1 de Junho, surgem da necessidade de adaptar o actual parque municipal de piscinas às mais recentes normas técnicas, funcionais e regulamentares actualmente em vigor e inerentes ao funcionamento deste tipo de equipamentos desportivos.”

“Com um orçamento total a rondar os 300 mil euros, estas duas obras irão dotar as Piscinas Municipais de Évora, projectadas no início da década de 60 do século passado, com as mais recentes soluções no plano da sustentabilidade ambiental, conforto e segurança”, acrescentou a autarquia.

 

A requalificação do actual e envelhecido sistema de escoamento de águas permitirá um reaproveitamento de toda a água que sai dos tanques de natação, passará por um tanque de compensação (a construir neste projeto) de forma a ser reencaminhada para a estação de tratamento e devolução aos mesmos tanques.

A intervenção na “Casa da Mata” permitirá, por seu turno, melhorar as condições de conforto, segurança e salubridade, para todos os utentes e funcionários das Piscinas Municipais e, além disso, constituirá uma importante melhoria do Programa Municipal de tempos livres, o Okup@te.

Será construído um novo edifício (ainda que construído a partir do existente) que responderá às diversas imposições legais e regulamentares em vigor, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

As duas obras deverão estar concluídas no final do ano.