Município de Moura abre concurso para reabilitação do edifício do futuro Centro Documental da Oliveira

Foto:D.R.

Com um valor base superior a 500 mil euros, o Município de Moura, no distrito de Beja, abriu esta semana um concurso público para a empreitada de Reabilitação do Edifício Classificado “Ex-Grémio da Lavoura” – Centro Documental da Oliveira.
Esta empreitada prevê trabalhos de reabilitação de edifícios ao nível estrutural, cobertura e fachada (pinturas, carpintarias de vãos, serralharias e cantarias) e tem um valor concreto de 506.819,12 euros.
De salientar que em 2017, o Município anunciou a reconversão do antigo edifício do Grémio de Moura, no distrito de Beja, em Centro Documental da Oliveira. Uma obra, orçamentada 2.770.000 euros, é apoiada por fundos comunitários, no âmbito do Inalentejo, numa comparticipação de 85%.
Referimos ainda que o projecto de arquitectura, da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, prevê a reconversão de todo o imóvel. O Centro Documental da Oliveira trabalhará em estreita articulação com a Biblioteca Municipal e com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e tirará partido da proximidade do Jardim das Oliveiras e do Lagar de Varas do Fojo.