Municípios do Grande Lago Alqueva avançam para sinalética turística inteligente

Reguengos de Monsaraz acolheu a 14 de Fevereiro a apresentação do projecto de sinalética turística inteligente para os municípios do Grande Lago Alqueva.

Nos Paços do concelho foi, assim, apresentado um projecto que “vai beneficiar as autarquias portuguesas que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portel e Mourão”, conforme informa o comunicado enviado pelo município de Reguengos de Monsaraz.

O comunicado acrescenta que este projecto “representa um investimento de 321 mil euros cofinanciado a 90 por cento pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar o Turismo do Interior”, sendo que “as autarquias vão implementar um serviço inovador denominado Inventrip que transmite informação personalizada, permitindo aos turistas consultar a oferta cultural e turística de cada destino, construir viagens à medida e reservar alojamentos e actividades”.

A autarquia esclarece que “o sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação”.

“O Inventrip foi desenvolvido pela Sismotur, uma empresa espanhola de consultoria especializada na implementação de sistema avançados de sinalização e informação turística para a promoção de destinos turísticos inteligentes. Nesta sessão de apresentação do projeto esteve presente Carlos Abade, Vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, e os responsáveis das autarquias que aderiram ao projeto”, acrescenta o comunicado.

Criada em 2005, a ATLA actualmente é constituída pelos municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Viana do Alentejo, Vidigueira e Serpa, e pelas autarquias espanholas de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.