Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia certificado pelo IAPMEI

Terminou o processo de acreditação de incubadoras do Aviso publicado em 15 de Janeiro referente ao StartUp Visa. A certificação de incubadoras tem como objectivo assegurar que estas entidades reúnem condições para acolher cidadãos de estados terceiros, sendo o IAPMEI responsável pela análise, selecção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.

Foram assim acreditadas nesta fase a ÁGORA Business Academy, Associação Acredita Portugal, Founders Founders, Incubadora da UAlg, Município de Celorico de Basto, Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, SA, StartSilkHub, Startup Leiria, STARTUP PORTO, Tec Labs – Centro de Inovação teste, Torres Inov-e e UA Incubator – University of Aveiro Incubator.

Com estas 13 incubadoras, sobe para 81 o número de incubadoras certificas pelo IAPMEI no âmbito deste programa.

O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projecto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores, o qual se rege por regulamento próprio (Despacho Normativo n.º4/2018).

Este programa prevê um processo prévio de certificação de incubadoras para que possam ser entidades de acolhimento e apoio a imigrantes empreendedores na criação e instalação de empresas de base tecnológica.

No âmbito do programa, foram requeridos até ao momento 37 pedidos de vistos de residência de empreendedores oriundos de países fora da UE.