Portalegre: Marcelo Rebelo de Sousa visitou actividades militares complementares e disse que as Forças Armadas são “essenciais para a pátria” (c/som e fotos)

Este domingo, 9 de Junho, iniciaram-se oficialmente as Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizam na cidade de Portalegre.

Iniciaram-se este domingo, 9 de Junho, as cerimónias oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As cerimónias iniciaram-se pelas 10:15, como içar da Bandeira Nacional, seguindo-se uma visita às actividades militares complementares, onde o Presidente da República pôde observar várias actividades dos vários ramos das Forças Armadas. Nesta visita o Chefe de Estado foi acompanhado pelo Ministro da Defesa, João Cravinho e pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, bem como por vários oficiais das Forças Armadas.

Em declarações à imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa, falou sobre as condecorações que irá impor esta segunda-feira aos militares que estiveram na República Centro-africana, dizendo que estes militares lutaram “pela estabilização política e uma verdadeira missão humanitária numa zona muito importante para todos. Para África, pela ligação Europa-África, e para todo o mundo.”

O Chefe de Estado referiu também que “desde que iniciei o meu mandato, eu decidi que no 10 de Junho só haveria, na cerimónia militar, condecorações militares. E estas condecorações são o justo reconhecimento do papel das forças nacionais destacadas em missões que são essenciais para a pátria mas também essenciais para o serviço da humanidade, tanto que são missões no quadro das Nações Unidas.”