Portalegre vai receber o lançamento do Fórum da Energia e Clima

O Campus Politécnico de Portalegre receberá, no próximo dia 31 de janeiro, o Lançamento Oficial do Fórum da Energia e Clima.

A sessão fundacional a realizar no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) contará com intervenções do membro fundador mais jovem, Francisco Veiga Simão, seguido de intervenção do Presidente do Fórum da Energia e Clima, Eng. Ricardo Campos; do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Prof. Albano Silva; do Presidente da CCDR Alentejo, Dr. Roberto Grilo; da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre. Dra. Adelaide Teixeira; do Deputado da Assembleia Parlamentar da CPLP, Dr. Luis Moreira Testa; e do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Eng. João Pedro Matos Fernandes.

No fim da sessão terá lugar a plantação de uma pequena floresta urbana por pessoas de 45 nacionalidades que simbolizarão a importância da união entre os povos na luta pela vitória na Crise Climática.

Ao mesmo tempo a música da língua portuguesa irá, obrigatoriamente, fazer parte deste momento, estando confirmada a presença de Don Kikas de Angola; de Tonecas Prazeres de São Tomé e Príncipe; Mário Marta de Cabo Verde; Piki Pereira e Viola Mintó de Deus de Timor Leste; Charbel Pinto da Guiné Bissau; Konu de Moçambique, entre outros que ainda estão em confirmação.

De salientar que o Fórum da Energia e Clima, que vai ser lançado em Portalegre, é uma organização da sociedade civil que juntou membros fundadores de todas as nações pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na promoção de um abraço fraterno da língua portuguesa na luta contra a Crise Climática.

Esta organização internacional junta representantes da sociedade civil de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, e em 2019, ano da sua constituição, desenhou e preparou a execução dos primeiros projetos em cada um destes Países.