Portugal terá em breve uma Academia Internacional de Turismo

No próximo dia 16 de Julho são lançadas as bases para o TIA – Tourism International Academy, no Estoril.

O TIA incluirá a primeira Escola Internacional de Turismo no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT), sendo este o primeiro de vários projectos que marcam a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal do Estoril, transformando-o no Tourism International Academy (TIA).

Além do Centro de Formação da OMT e das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo), o TIA irá integrar um pólo do Centro de Inovação do Turismo, espaços para incubação de empresas do sector, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), um hotel de aplicação e uma residência com capacidade para receber 150 estudantes (a concessionar ao sector privado através de concurso lançado nesse mesmo dia). No dia 16 de Julho são apresentados os projectos para todas estas intervenções, bem como os programas de formação que as Escolas do Turismo de Portugal desenharam em conjunto com a OMT.

O envolvimento de várias entidades públicas e privadas neste projecto internacional é evidenciado pela constituição de um Consórcio, que será também formalizado e apresentado neste dia.

A sessão conta com as presenças do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e do Secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.