“Pro-Move-Te”, da Família Nabeiro, distinguido com um 1º Prémio nos European Enterprise Promotion Awards

Com o objetivo distinguir e partilhar boas práticas de iniciativa empresarial e inspirar potenciais empreendedores na Europa, decorreu hoje, 26 de outubro, a sessão nacional para distinção dos vencedores dos EEPA – European Enterprise Promotion Awards 2020.

Este ano, numa sessão via live streaming, deu-se a conhecer o que de melhor se faz em Portugal, no que se refere a boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

O projeto Alentejano “Pro-Move-Te”, alcançou a o 1º Prémio na categoria Investimentos nas competências empreendedoras. Este projeto iniciativa da Associação Coração Delta, da família Nabeiro em parceria com as Câmaras de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Souse, nasceu em 2018 para impulsionar a empregabilidade jovem, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, desempregados e com habilitações mínimas ao nível do 9º ano de escolaridade, através de novas formas de procura ativa de emprego no distrito de Portalegre.

Já os projetos Portugal Bike Value e HOSPESbyAHP Digital Plataform são os dois vencedores distinguidos pela Comissão Europeia que irão representar Portugal na Final internacional em Berlim no mês de novembro.

O Portugal Bike Value, da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA), é finalista distinguido na categoria de Apoio à Internacionalização das empresas, é um projeto que tem como objetivo apresentar o potencial do território nacional para localização da indústria de bicicletas, estabelecendo-se como um player na cadeia de abastecimento europeia.

O HOSPESbyAHP Digital Plataform foi distinguido na categoria de Empreendedorismo responsável e inclusivo, projeto este da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal em parceria com o Turismo de Portugal.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) têm como objetivo identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do setor público a nível local, regional e nacional, na criação de condições favoráveis à promoção do empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial.

Lançados pela Comissão Europeia em 2005 e coordenados em Portugal pelo IAPMEI desde a primeira edição, os EEPA são atualmente dinamizados em 32 países e Portugal contribuiu com mais de 25% do total das candidaturas.

Este ano, o IAPMEI recebeu 51 candidaturas nas seis categorias a concurso: Promoção do espírito de empreendedorismo; Investimento nas competências de empreendedorismo; Desenvolvimento do ambiente empresarial; Apoio à internacionalização das empresas; Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos; e Empreendedorismo responsável e inclusivo.