Projecto Alentejo Global Invest apresentou, na Califórnia, capacidades e potencialidades do Porto de Sines

Conforme já noticiamos, uma comitiva do Alentejo está nestes dias nos Estados Unidos da América, no âmbito do Projecto Alentejo Global Invest.

Esta comitiva, onde estão o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, o Presidente da ADRAL, José Calixto, o Presidente da EDIA, José Pedro Salema e vários empresários do Alentejo, tem como missão a promoção externa e de captação de investimento nos EUA (Califórnia).

Após reuniões em São Francisco e Oakland no primeiro dia, para o segundo dia de Missão Internacional Alentejo Global Invest, subordinado à temática Portos e Logística, a comitiva deslocou-se para San Diego, cidade do sul do estado da Califórnia dotada de porto natural de águas profundas, e conhecida pela sua longa associação com a Marinha dos Estados Unidos e seu centro de desenvolvimento da biotecnologia.

Neste segundo dia de Missão, a delegação foi recebida na sede do Porto de San Diego, entidade autónoma de utilidade pública criada em 1962 por ato da Assembleia Legislativa do Estado da Califórnia, com a missão de administrar a baía de San Diego e as terras vizinhas da orla marítima. O Porto supervisiona dois terminais de carga marítima, dois terminais de navios de cruzeiro, 22 parques públicos, o Departamento de Polícia Portuária e as locações de centenas de empresas arrendatárias da Baía de San Diego.

Esta reunião, onde foram apresentadas as capacidades e potencialidades de ambos os portos de Sines e San Diego, bem como exploradas potenciais colaborações entre ambas as partes, contou com a participação de Greg Borossay (Principal Maritime Business Development do Porto de San Diego), Miguel Reyes (Manager – Trade Develpment), Aron M. Davidson (Senior International Trade Specialist of U.S. Department of Commerce/International Trade Administration), entre outros representantes do Porto de São Diego. A comitiva teve também a honra de contar com a presença nesta reunião do Cônsul Honorário Português em São Diego, Idalmiro Rosa.