SIBS lança sistema inovador que permite realizar transferências imediatas pan-europeias

A parir de agora passa a ser possível realizar transferências imediatas pan-europeias, até agora exclusivas entre bancos nacionais.

A plataforma Instant Payments Solution da SIBS, lançada em 2018 para assegurar o processamento de transferências imediatas a nível nacional, passa agora também a disponibilizar transferências imediatas entre instituições financeiras europeias. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, assegurando que os fundos chegam às contas dos beneficiários em segundos. Este sistema desenvolvido pela SIBS permite que Portugal se destaque entre os mercados da zona SEPA.

O sucesso da plataforma Instant Payments Solution da SIBS materializa-se nos resultados conseguidos desde o lançamento desta solução: foram realizadas em Portugal no último ano mais de 5 milhões de transferências imediatas, o que representa cerca de 450 mil operações por mês, no valor de 520 milhões de euros por mês, com um valor médio de cerca de 1.150 euros.

Dois anos depois da introdução da plataforma Instant Payments Solution da SIBS, que permite transferências imediatas em território nacional com base em conta, de acordo com o sistema Europeu SEPA Instant Credit Transfer (SCTInst), Portugal e a comunidade bancária nacional têm já 95% das contas disponíveis neste sistema. Com esta evolução, os portugueses passam, a partir de hoje, a poder realizar transferências imediatas ao nível pan-europeu com a mesma facilidade com que já realizam as suas transferências imediatas domésticas.

Este é um avanço que permite que Portugal volte a estar na dianteira dos pagamentos a nível europeu, contribuindo mais uma vez para o crescimento dos pagamentos eletrónicos em Portugal e na Europa. O trabalho desenvolvido pela SIBS permite que os bancos portugueses possam disponibilizar aos seus clientes a solução de transferências imediatas pan-europeias. As transferências imediatas têm crescido e é expectável que o recurso a esta ferramenta, que permite transferir dinheiro em poucos segundos e em qualquer dia e hora entre contas de diferentes bancos, venha a acelerar ainda mais”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

A funcionalidade agora lançada decorre da ligação da solução nacional ao TIPS – TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu. Atualmente, as instituições financeiras preparadas e para as quais será possível realizar estas operações estarão, para além de Portugal, concentradas em 7 países da zona SEPA (Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos). Espera-se, no entanto, um gradual aumento de cobertura ao longo dos próximos meses, tanto ao nível das instituições participantes nestes e noutros mercados, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado.