Sines poderá vir a produzir hidrogénio

O governo português tem o objectivo de instalar uma unidade de produção de hidrogénio verde em território nacional e para isso está a estudar, com a Holanda, a constituição de um consórcio.

A localização poderá, sem confirmação oficial, ser em Sines e o objectivo é que esta unidade seja alimentada por energia solar.

Segundo avança a TSF, a unidade conseguirá produzir 1 Gigawatt, valor equivalente à energia consumida por um milhão de casas.

O Secretário de Estado da Energia disse que “um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão autoconsumo, que baixa ainda os custos de produção de eletricidade porque tem isenções de tarifas de acesso à rede. O estado tem terrenos públicos em Sines que só podem ser utilizados em projetos industriais. Tal pode ser um fator importante para baixar os custos de produção do hidrogénio e depois atrair grandes empresas nacionais para este projeto. Empresas da área do gás e da logística e transportes…” e que “a unidade de Sines, com 1 Gigawatt no reator de eletrólise, estará a trabalhar 8 mil horas por ano. Além disso, irá usar 1,5 metros cúbicos de água, podendo produzir 160 milhões de kg de hidrogénio. Tal capacidade daria para uma frota de autocarros e camiões (com consumo de 20 kg aos 100) fazer 800 milhões de km. Em resumo, tal dará para alimentar 27 vezes uma frota do tamanho da Carris, que faz 29 milhões de km por ano”.

O mais visto