Tapeçaria de Portalegre estará em exposição na Residência Oficial do Primeiro-Ministro

As Tapeçarias de Portalegre irão estar inseridas numa exposição de arte que irá estar patente na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em São Bento, Lisboa.

A partir de 25 de Janeiro estará patente uma mostra representativa do design português, com particular incidência para a criação contemporânea e destacando os vários setores da produção nacional – madeira, cortiça, pedra, vidro, têxteis e cerâmica.

As Tapeçarias de Portalegre farão parte de um conjunto de 85 peças que irão estar em exposição.

Com curadoria da diretora do MUDE – Museu do Design e da Moda, Bárbara Coutinho, a intervenção nas principais salas da Residência Oficial teve como princípio conferir um visual mais contemporâneo a este espaço de representação nacional, colocando em diálogo uma seleção de 85 peças de mobiliário, luminária, têxteis e objetos decorativos. Expressando um conceito abrangente de design, esta mostra inclui peças representativas do património e da cultura portuguesa, do século XII ao século XXI.

Esta iniciativa inédita, intitulada DESIGN EM SÃO BENTO – TRAÇOS DA CULTURA PORTUGUESA, é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa/MUDE, e conta com a colaboração de empresas, designers, museus, coleções privadas e municípios, constituindo uma ampla representação do território nacional.

O Primeiro-Ministro promove desde 2017 a mostra ARTE EM SÃO BENTO na Residência Oficial, que decorrerá agora, em simultâneo, com a nova iniciativa DESIGN EM SÃO BENTO. Após a inauguração, no dia 25 de janeiro de 2020, de entrada livre, a Residência Oficial estará aberta ao público nos primeiros domingos de cada mês, com visitas guiadas à exposição. A primeira visita decorre já no dia 26 de janeiro, a partir das 11h00. DESIGN EM SÃO BENTO está patente até 30 de junho de 2021.

Na imagem pode ver-se a Presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, acompanhada pelo Presidente da República, numa visita ao Museu da Tapeçaria.