Vem aí uma onda de calor. Temperaturas no Alentejo vão ultrapassar os 40ºC

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir deste sábado e até, pelo menos, dia 17 de Julho prevê-se que as temperaturas máximas passam rondar e até mesmo ultrapassar os 40 graus no Alentejo.

“Um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da próxima semana”, refere o IPMA.

Assim, segundo o IPMA, prevê-se a continuação de tempo quente, com uma descida temporária de temperatura no dia 12, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira.

As previsões indicam que, período de tempo quente deverá durar, pelo menos, de 12 a 17 de Julho. Durante esta próxima semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior. Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20°C em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Os valores previstos para a temperatura máxima justificam o prolongamento do aviso de tempo quente até, pelo menos, dia 17 de Julho.

O mais visto