Vendas Novas recebe cerimónias do Dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia n.º 5

A cidade de Vendas Novas, no distrito de Évora receberá as comemorações do Dia da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5).

Do programa que decorre de 12 de Novembro a 4 de Dezembro, destaca-se o dia da Arma de Artilharia (4 Dezembro), cuja cerimónia militar irá, este ano, decorrer no Estádio Municipal, de forma a ser um evento mais próximo da população civil e permitindo que os militares presentes tenham uma percepção mais abrangente da cidade. Contará com a actuação de alunos do Agrupamento de Escolas e terá patente uma exposição de veículos de artilharia de campanha e antiaérea, aberta a todos que a queiram visitar.

A restante programação inclui um seminário sobre o importante papel do RA5 nas missões de apoio ao desenvolvimento e bem-estar (12 Novembro); um concerto com a Orquestra Ligeira do Exército em Montemor-o-Novo (14 Novembro) e uma missa na Capela Real (1 Dezembro), cujo distinto edifício será apresentada ao público depois dos trabalhos de restauro.

No acto de apresentação destas cerimónias, que decorreu esta quinta-feira, em Vendas Novas, o edil municipal e o comandante do Regimento realçaram a profícua parceria e sinergia que ambas as entidades têm desenvolvido, nomeando vários exemplos concretos, as quais têm-se traduzido num inestimável contributo para as mesmas e para a população local.